domingo, 28 de março de 2010

Lugar de Copa é no mundo desenvolvido!

O título do meu texto soa estridente nos ouvidos dos [sic] “politicamente corretos”. Mas essa minha tese, que na verdade não é minha, mas de uma massa bastante sólida de jornalistas (com larga experiência em Copas), é de uma veracidade inquestionável. É nessa tecla que batem os jornalistas Flávio Prado, Wanderley Nogueira, Fábio Sormani, Fernando Salgueiro, entre muitos outros.
Chorem a vontade os patriotinhas e os brasilóides, chamem-nos de reacionários, conservadores, radicais, o que quiser, a realidade nua e crua é essa. Copa do Mundo deve se realizar no mundo desenvolvido (Europa ou Am. Do Norte ou Oceania ou ainda algumas localizações da Ásia), e quem diz isso não somos apenas nós, mas treinadores e delegações também.
Uma escola foi demolida para a construção de um estádio na África do Sul, alguns ensaiaram protestos que rapidamente foram reprimidos. Então eu pergunto: onde uma escola faz mais falta, no Canadá ou na África do Sul? Na verdade, se pensarmos no mundo desenvolvido com tradição no futebol, teríamos que ter menos construções e mais reformas, já que estes países já possuem excelentes estádios, extensas linhas de metrô, estradas de qualidade, etc, etc (vide Alemanha 2006).
Os metrôs construídos na África desembocam nos estádios, ou seja, pouco restará para a população depois do mundial. Sem falar na questão da violência. A delegação alemã contratou 500 seguranças, comprou ônibus blindado e cogita fornecer coletes à prova de bala para todos. O técnico Carlos Alberto Parreira aconselhou todos a não andar sozinho pelas ruas da África do Sul. Pesquisa recente apontou que 90% da população fluminense teme levar uma bala perdida.
Disso concluímos que a “dona” FIFA fez vistas extremamente grossas ao aceitar a realização das Copas de 2010 e 2014 em países de terceiro mundo, já que se exigisse o cumprimento de todas as regras, o evento não se realizaria nessas nações. A África começou as construções em 2004, e ainda há coisas a se fazer! Aqui no Brasil, a confirmação da sede só serviu para inflar os discursos de Lula, porque nada saiu do papel, nem meio quilo que cimento foi feito e tudo deve estar pronto para a Copa das Confederações em 2013! (Ocasião perfeita para realização de obras sem licitação e superfaturadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.