terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bolsa Família = máquina legal de compra de votos

Dilma teve mais votos em estados mais beneficiados pelo Bolsa Família

BRASÍLIA - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, recebeu proporcionalmente mais votos onde a cobertura do Bolsa Família é maior. Dos dez estados com maior índice de beneficiários do programa de transferência de renda, nove dariam a Dilma votação suficiente para vencer já no primeiro turno. É o que mostra o cruzamento dos resultados da eleição presidencial, feito pelo GLOBO, com o endereço de quem recebe o Bolsa Família.
.
A candidata petista recebeu 46,91% dos votos válidos em todo o país. Em dez estados - oito deles no Nordeste, além de Amazonas e Tocantins -, ela ultrapassou a marca de 50%, suficiente para vencer já no primeiro turno. Dessas dez unidades da federação, nove fazem parte da lista de dez estados com maior abrangência do Bolsa Família.
.
Em primeiro no programa, Maranhão deu 70,65% a Dilma

O Maranhão é o caso mais emblemático. Com 54% da população beneficiada pela transferência de renda, o maior índice no país, o estado deu a Dilma a sua maior votação no primeiro turno: 70,65% dos votos válidos. Na mesma linha, o Piauí tem a segunda cobertura do programa Bolsa Família - 52,3% - e foi o estado onde a candidata petista alcançou o seu segundo maior percentual de votos válidos: 67%.

- Existe uma alta correlação do programa com o voto na candidata Dilma, tanto entre quem recebe o Bolsa Família, quanto entre quem tem a expectativa de ganhar. Às vezes a pessoa não recebe, mas tem um vizinho de porta que sim - diz o professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas.

Já o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, obteve 32,61% dos votos válidos no país, tendo vencido em oito estados. Seis deles, por sua vez, fazem parte das unidades da federação com cobertura do Bolsa Família inferior a 33% da população. Em Santa Catarina, onde Serra ficou à frente, a transferência de renda tem a menor abrangência: 9,6%.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/10/16/bolsa-familia-alimentou-votos-de-dilma-922804361.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.