terça-feira, 9 de novembro de 2010

Confirmado: Copa de 2014 terá abertura em Itaquera



Agora é oficial, abertura será em Itaquera:

O novo estádio do Corinthians em Itaquera será, de fato, o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (08/11/2010), em São Paulo, pelo presidente do COL/2014 (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira. O dirigente se reuniu a portas fechadas com o governador do estado, Alberto Goldman, e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, para tratar dos últimos detalhes do acerto.

Goldman esclareceu ter recebido ontem a carta oficial do Corinthians. O anúncio põe fim a mais de um ano de indefinições, que fizeram de São Paulo a sede mais atrasada do Mundial brasileiro.

Resta saber quem bancará parte da reforma da arena corintiana. O clube se dispõe a construir estrutura para 48 mil pessoas com auxílio da construtora Odebrecht, que pode captar até R$ 400 milhões no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os 17 mil assentos restantes necessários para o jogo custarão cerca de R$ 200 milhões, mas ainda não dispõe de financiadores.

Teixeira, porém, vê que grande parte da questão financeira está bem equacionada pelo Corinthians e que, em sua visão, falta pouco para que seja fechada a demanda financeira. "Dois terços já foram viabilizados".

Goldman reiterou que o estado não poderá fazer qualquer investimento de recursos públicos na obra do Corinthians, que é privada. "O que podemos fazer são as ações de infraestrutura, saúde e segurança, para que a Copa seja realizada com todo o sucesso", disse.

Teixeira disse que após o recebimento do projeto da arena corintiana haverá a análise de todos os detalhes para verificar sua adequação à abertura da Copa. "Eu sempre acreditei que a abertura da Copa seria em São Paulo", disse o dirigente.

Segundo Goldman, a decisão teve o aval do governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin, que toma posse em janeiro. "Recebi telefonema de Alckmin e ele disse que vai dar continuidade ao projeto."

FONTE: Portal 2014

Comments do blogueiro:
  
Dados fresquinhos
O projeto do Corinthians, antes da corfirmação da abertura da Copa, era um estádio próprio com capacidade de 48.000 pessoas, a um custo de 400 bilhões de reais HOJE.

Com a abertura, a FIFA exige que o estádio tenha capacidade para 65.000 pessoas (27.000 lugares a mais).

Quem vai pagar essa diferença? Quem avalizará o empréstimo do BNDES? Quem bancará caso a dívida não seja quitada?

Acabei de ouvir na JP São Paulo: obras só começam em março do ano que vem (depois do carnaval, como eu disse). E devem estar prontas em junho de 2013, para a Copa das Confederações ou para amistosos internacionais DIRIGIDOS PELA FIFA.

Como fica?

Sobre a região de Itaquera:

Moro relativamente perto do bairro. É bairro limítrofe de São Paulo, paupérrimo e violento.

Hospitais? Tem um só (Santa Marcelina), da prefeitura, que é uma lata de lixo ambulante.

Vias de acesso? Tem duas: linha vemelha do metrô, a mais estagnada e mais populosa de todas (embarque quase impossível nos horários de pico). Radial leste: impraticável em horário de pico (em hora de jogo, será hora de pico).

A rede hoteleira paulistana está longe de Itaquera, se concentra na zona sul (Berrini) e centro.

É, a coisa está preta e mais uma das minhas previsões está próximo de se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.