sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Esse negócio de "amor à primeira vista" existe?



Devo, lamentavelmente, dizer que a resposta é não. Contudo, meu extenso grupo de fãs, tietes, cheer leaders, seguidoras, discípulas & amantes pode ficar tranquilo, a ideia é apenas desfazer o mito "romântico" de alma gêmea.

In fact, devemos boa parte desse mito ao discurso acerca da origem do amor no Banquete de Platão feito por Aristófanes. Nele, Aristófanes relata que em tempos remotos, homem e mulher eram um só (andróginos), e eram tão completos que podiam se dar ao luxo de dispensar os (sic) deuses. Zeus irou-se com isso e separou todas as "almas gêmeas", antes unidas.

Notaram que o papel de Zeus é indispensável para o 'mito'? Para acreditarmos em "almas gêmeas" temos de levar embutida a crença em algum tipo de Deus, e não de qualquer tipo, mas do tipo que faz birra, à moda do panteão grego. Você também pode fazer uma releitura do mito se acredita em qualquer tipo de destino, teleologia, providência, conspiração cósmica, como este não é o caso do blogueiro que vos escreve (e suponho que não seja o seu também, caro(a) leitor).

Disso, transpomo-nos para o problema do "amor à primeira vista": como pode existir amor à primeira vista sem "alma gêmea". Pois para acreditar que um pedaço de você vaga por aí, você precisa acreditar em alma gêmea. O que mais explicaria AMOR (não estou falando, ainda, de atração física) repentino, súbito, sem nunca ter visto A Pessoa?

Aquilo que penso é que existe, em primeiro lugar, ATRAÇÃO FÍSICA à primeira vista. Você "vai" com o rosto, com o cabelo, os olhos (ou outras coisas, entende?) da pessoa e isso pode ou não te levar a conhecer melhor e, eventualmente, amar a pessoa ou não. Mas há ainda um elemento extra, que minha VASTÍSSIMA experiência não permite nomear, que transcende a questão da atração física, muitas vezes A Pessoa não é fisicamente atraente, às vezes é só o olhar, o farfalhar dos cabelos, o jeito de andar ou quaisquer outros trejeitos. Até mesmo porque (pelo menos nós homens) temos atração física por mulheres de 3 em 3 minutos, dessas, você vai se lembrar daqui a meia hora de no máximo uma, dali a trâs horas você já não lembra mais. O que de fato existe é uma concatenação de fatores que lhe chama a atenção n'A Pessoa e você então, passa a amá-la - platonica ou factualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.