sábado, 29 de outubro de 2011

Corrupção na política & "jeitinho" brasileiro, lei de Gérson etc.


Essa é, sem dúvida, uma das melhores charges que eu vi nos últimos tempos, no sentido de relatar uma realidade "politicamente incorreta" que as pessoas gostam de esconder de maneira ácida e cristalina.

Vemos muita gente reclamar - na maior parte das vezes por inércia e por ser politicamente correto, cool e descolado - do estado atual da política brasileira, da corrupção etc.

Contudo, as pessoas costumam distanciar os políticos corruptos que povoam Brasília da realidade comum brasileira. Brinco: as pessoas pensam que os políticos vêm de onde, Marte?

Tal como os olhos, que são reflexo da alma e os filhos, que são reflexo dos pais, o congresso de uma nação é reflexo dela própria, com Tiririca e tudo.



E é fácil comprovar isso: projete o famoso "jeitinho brasileiro" para os congressos e câmaras, o que obtemos? Deputado, senador dando 'jeitinho' para não ser fiscalizado, dando 'jeitinho' para passar/barrar emenda e por aí vai.



Agora pense na Lei de Gérson, um refino do dito 'jeitinho': deputado, senador só quer saber de "levar vantagem", custe o que custar, o que importa é ganhar mais, sejam lá quis forem os meios para isso.

E o mais engraçado é que essas coisas costumam ser exaltadas como traço cultural digno de louvor por alguns, como uma das marcas registradas da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.