quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Brasil sofre forte processo de desindustrialização

 
 
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior admite que há indícios de que o Brasil esteja passando por um processo de desindustrialização.

Muitos setores estão aumentando suas importações. Antes, quem liderava os déficits na balança comercial era a indústria de alta tecnologia. Hoje, o fenômeno se repete em setores menos sofisticados, como material de transporte, plástico e borracha, têxtil e material elétrico.

A participação de produtos manufaturados nas exportações do país, que era de mais de 70% dez anos atrás, hoje é bem menor. O peso da indústria de transformação no PIB também diminuiu, segundo a Fiesp.

“Não existe país da dimensão do Brasil com a população brasileira que tenha uma projeção, um cenário internacional importante sem ter uma indústria importante”, fala o diretor de economia da Fiesp, Paulo Francini.

“Nós somos competitivos no chão da fábrica, perdemos competitividade da porta pra fora, aí em impostos, encargos, infraestrutura inadequada, aí tem ineficiências nacionais que precisam ser reduzidas”.

=================================
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/governo-admite-indicios-de-desindustrializacao-no-brasil.html
.
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/philips+fecha+fabrica+e+demite+500+funcionarios+no+recife/n1237856249509.html
.
http://economia.ig.com.br/abimaq+brasil+esta+em+claro+processo+de+desindustrializacao/n1237838420900.html
.
Reportagem sobre as empresas brasileiras que estão mudando suas fábricas e ate suas sedes para a China.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/090806/p_160.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.