sábado, 10 de dezembro de 2011

Retrospectiva Harry Potter: curiosidades, compras, downloads etc. Harry Potter e a Câmara Secreta


Retirado da comunidade "Ansiosos para Sempre":

Sinopse:


De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.
Elenco:

Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Harris, Maggie Smith, Kenneth Branagh, Robbie Coltrane, Alan Rickman, Warwick Davis e grande elenco

Duração:

161 Minutos

Direção:

Chris Columbus

Trailer aqui.
 
 
 
 
Antes mesmo da estreia de seu antecessor esta sequência estava sendo filmada. Novamente dirigido por Chris Columbus e roteirizado por Steve Kloves, o primeiro arriscou um pouco mais, e mesmo seguindo o mesmo clima do 1º filme já vemos alguns truques de câmeras, diferenças no jogo de luz e até uma certa maturidade; já o segundo arriscou menos e praticamente deu o livro como roteiro, tendo apenas algumas mínimas passagens que diferem-se do livro. Já o compositor Jhon Williams mostra-se preguiçoso aqui, trazendo uma trilha pouco inspirada e que é bem semelhante a do filme anterior.

Eis que em Novembro de 2002 o filme chega aos cinemas e novamente com uma ótima recepeção do público, arrecadando pouco mais de 878 milhões de dólares no mundo inteiro e ocupando o lugar de 2ª maior bilheteria do ano e de 6ª maior bilheteria do mundo (atualmente está na 24ª posição).

A recepção da crítica foi morna, muitos afirmaram que a série evoluiu em alguns aspectos técnicos, mas a direção preguiçosa não trouxe nada de novo a série.


No Rotten Tomatoes o filme ficou com 83% de aprovação dos críticos e com o seguinte consenso:

Mais escuro e mais animado do que o primeiro Harry Potter, mas muito do que há de errado com o primeiro filme também está presente aqui.
E no site Metacritic o filme recebeu 63 pontos da crítica e avaliação de 5,8 dos usuários do site.


As indicações do filme em premiações foram as seguintes:

BAFTA

Indicações

Melhor Cenografia
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais


MTV MOVIE AWARDS

Indicação

Melhor Interpretação Virtual - Dobby
 
 
Curiosidades


- Os atores Hugh Grant e Alan Cumming estiveram cotados para interpretar o personagem Gilderoy Lockhart;

- O ator Robert Carlyle esteve cotado para interpretar o personagem Arthur Weasley;

- É o último filme do ator Richard Harris, que faleceu um mês antes do lançamento do filme nos cinemas

- Apesar de ter 23 anos e os produtores estarem inicialmente procurando por alguém que estivesse na faixa de 15 a 17 anos, o ator Christian Coulson acabou sendo escolhido para interpretar o personagem Tom Riddle;

- Daniel Radcliffe ganhou um salário de US$ 3 milhões por sua atuação em Harry Potter e a Câmara Secreta;

- Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter, declarou que Harry Potter e a Câmara Secreta é seu livro favorito entre todos os lançados da série até aquele ano;

- Apesar de aparecer no livro, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta a personagem Madame Hooch não está presente;

- O orçamento de Harry Potter e a Câmara Secreta foi de US$ 100 milhões;

- Aragogue, a aranha gigante amiga de Hagrid, tem 3 metros de altura e uma envergadura de 5 metros e meio. O bichão funciona com uma complexa combinação de aquatrônicos e uma série de computadores com monitores de vídeo. Tudo pesava 750 kg;

- A Câmara Secreta mede 76m x 36m, superando até a Sala Comunal com 47m x 12m;

- Para dar a sensação de profundidade a água da Câmara Secreta foi tingida de preta;

- 300 operários, 25 diretores de arte e desenhistas, 4 decoradores, 4 escultores, 5 retratistas, 20 especialistas em objetos de cena foram contratados para dar vida ao filme;

- Para fazer o carro voador, o Ford Anglia, foram usados 14 carros antigos. A produção percorreu toda a Inglaterra para encontrar os carrinhos;

- Cris Columbus escolheu Jason Isaacs para ser o Draco Malfoy depois ver o ator atuando no filme O Patriota

- O interior da estação que aparece nos filmes é a de St. Pancras, que fica num prédio ao lado de King's Cross.
 
- Há um easter egg onde existe uma foto professor Gilderoy Lockhart na capa do livro "Quem sou eu?", na vitrine da Livraria Floreios e Borrões, numa referência a sua perda de memória após os acontecimentos na Câmara secreta.


- A fala "Esperamos que o Sr. Potter sempre esteja presente para salvar o dia." foi improvisada por Daniel Radcliffe e Jason Isaacs.

- Quando Harry entra no escritório do Prof. Dumbledore pode ser visto um retrato de Gandalf-O Cinzento entre os retratos dos grandes magos.

- Alguns dos retratos em Hogwarts apresentam, na realidade, os rostos do Projetista Stuart Craig e do Produtor Executivo Mark Radcliffe (que não tem nenhum parentesco com Daniel Radcliffe).

- A murta que geme sempre passa através das coisas, e no cálice de fogo elas também passa pela água sem mexê-la, porém quando ela entra no vaso sanitário em a câmara secreta, a água jorra.

- Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel.
 
 
Cenas deletadas aqui e aqui.
 
 
Compre Harry Potter e Câmara Secreta, nunca é tarde:
 
 

Livro

DVD WIDESCREEN

DVD BLU-RAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.