sábado, 7 de julho de 2012

Brasil despenca em ranking de países que mais inovam

Por Folha de São Paulo,

O Brasil caiu em um ranking internacional que mede o nível de inovação dos países. Em uma lista com 141 países, o Brasil aparece apenas na 58º posição --no ano passado, o país ficou em 47º, entre 125 nações. 

De acordo com a pesquisa, elaborada pela escola de negócios Insead e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês), essa queda "demonstra a importância de reduzir fraquezas estruturais nos sistemas de inovação em uma realidade de redução do crescimento global". 

Uma das preocupações em relação ao Brasil, na avaliação da pesquisa, é o ambiente de negócios, em que o país aparece apenas na 127º posição. Nesse caso estão incluídos fatores como facilidade para pagamento de impostos. Também são preocupantes os níveis de educação superior (115º lugar) e condições de crédito (108º). 

O estudo indica que o Brasil foi o que mais caiu no grupo dos Brics (grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia e China). Nessa lista, a primeira colocada é a Rússia, em 51º, seguida pelo Brasil e pela Índia (64º). O documento diz que esses países, "apesar de seu potencial, precisam continuar a investir em construir suas infraestruturas para inovação". 

Na América do Sul, o Brasil aparece atrás do Chile, que tem a melhor posição na região (39º).
A lista dos países com maior nível de inovação é liderada por Suíça, Suécia, Cingapura, Finlândia e Reino Unido. Os Estados Unidos ocupam a décima posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.