sábado, 29 de junho de 2013

IMB - 78º Podcast Mises Brasil - Olavo de Carvalho

IMB - 78º Podcast Mises Brasil - Olavo de Carvalho

"O livro Ação Humana é o melhor de economia já escrito desde o Big Bang" Olavo de Carvalho

Atendendo a pedidos ilustres, vou fazer uma pequena síntese de tudo que alguém pode aprender com o Olavo neste Podcast, a menos que queira reduzir - como a esquerda faz 99% das vezes - o debate à discussão da novela entre vovós:

- Primeiro e antes de tudo, é uma excelente oportunidade para conhecer o economista Ludwig von Mises (que Olavo elenca entre seus gurus intelectuais), excelente chance de saber que a economia pode ser mais simples do que parece e perfeito para se tocar que existe vida inteligente fora do seu ovo marxista, aliás, em termos de economia, isso é ponto mais que aceito;

- Boa chance pra saber quem foi Donald Stewart e o que ele já fez pela vida intelectual do Brasil (mais um vez a depender da meritória contribuição de um estrangeiro) - caso você esteja interessado em saber que o mundo não é só vermelho;

- Cita aos 3'43'' sua apostila "Problemas e Métodos nas Ciências Sociais" (a qual tenho a cópia mas não sei se pode ser distribuída).

- Aos 4'07'' cita Georg Jellinek e seu Teoria Geral do Estado. Qual professor universitário seu já havia citado a obra?

- Olavo classifica Mises como "o economista mais filosófico que já existiu. Escolásticos portugueses já haviam dado as pistas, os mesmos foram ressuscitados por Alejandro Chafuen, presidente da Atlas Foundation.

- Em três minutos (a partir do 7'20'') o Olavo disseca o que Mises provara em sua obra: uma estatização total da economia é impossível, sem mercado não há preço, sem preço não há cálculo de preço, assim sendo não é possível uma economia planificada, ergo, o socialismo é impossível.

Não é caso do socialismo ser feio, mau, bobo, chato. Nem que o Mises não "gostasse" do socialismo (a esquerda tem o hábito de reduzir qualquer debate sério ao nível de crianças no primário discutindo quem é mais alto), apenas uma evidência da ciência econômica para o óbvio ululante: o socialismo não funciona não por mera contingência, mas porque isso é impossível por definição.

- Economia = capitalismo. Economia de mercado é uma redundância, se é economia, será de mercado, quer às claras, quer às escuras, como era na União Soviética e como é em Cuba atualmente.

- Socialismo = corrupção = barbárie. Chorem, mas os experimentos históricos e a teoria prova isso. Poder político = poder econômico no ideário socialista.

- Quem explica a permanência dessas pessoas na crença do socialismo, após a demonstração prática da barbárie, bem como seu fundamento teórico? A psiquiatria: "Political Ponerology" do psiquiatra polonês Andrew Lobachevsky.

- Por que o socialismo permanece seduzindo mentes? Porque existe firme e forte há duzentos anos.

- Fascismo = dissidência do comunismo soviético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda POLÍTICA não será aceita. Seu site é bem-vindo, estamos abertos a parcerias.

Além disso:

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.