quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Roger Scruton: "Como Ser um Conservador Anti-Socialista Não-Liberal"

Por André,


Os amigos do Direitas Já publicaram a tradução de mais um excelente texto de Roger Scruton: "Como Ser um Conservador Anti-Socialista Não-Liberal". É um daqueles textos brilhantes, porém assustadores, de deixar arrepiado ou febril.

Seguem alguns trechos:

"[...] Cada um deles (socialismo e comunismo) propõe uma descrição de nossa condição, e uma solução ideal para ela, em termos que são seculares, abstratos, universais e igualitários. Cada um vê o mundo em termos “dessacralizados”, em termos que, na verdade, correspondem a nenhuma experiência humana comum duradoura, mas apenas paradigmas frios e esqueléticos que assombram os cérebros dos intelectuais."

"[...]  Há uma visão particular, ainda popular entre os intelectuais de esquerda no Ocidente, que o sistema soviético era um “socialismo errado.” Esse pensamento expressa precisamente o grande perigo político de nosso tempo, que é a crença de que a política envolve uma escolha de sistemas, como um meio para um fim, de modo que um sistema pode “dar errado”, enquanto outro “dar certo.” A verdade é que o socialismo é errado, justamente porque acredita que ele pode dar certo – justamente porque ele vê a política como um meio para um fim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.