sábado, 15 de fevereiro de 2014

Maduro repete experiência orwelliana da Revolução dos Bichos.

Por André,


Enquanto a Venezuela passa por uma crise de escassez (típicas de economias planejadas de forma central) e Maduro recomenda que população coma menos para sanar o problema, o político custa dezesseis vezes mais caro que a rainha da Grã-Bretanha hospedando-se em hotéis de luxo.

Muita gente está dizendo "eis o novo socialismo", porém, quando George Orwell descreveu a formação de uma elite de porcos em seu A Revolução dos Bichos, estava dando a tônica de todos os esquemas de governo com aquela inspiração.

Ouve-se, e de agora em diante ouviremos um pouco mais, que o socialismo "verdadeiro" nunca foi posto em prática, daí todas as experiências terem fracassado (a solução vocês sabem qual é, não? Dar poder aos falantes dessas palavras, porque eles implantarão o "socialismo de verdade"). Culpar os fascistas (Stalin sacou essa há tempos), a "direita golpista" ou até o neoliberalismo também será comum esses dias. Sempre costumo alertar amigos que vão debater com socialistas tanto para enfatizar quando para perceber que a argumentação socialista sempre aponta para o futuro, pois não há passado socialista glorioso para se orgulhar.

A única pergunta que resta a pessoas normais é: vale a pena insistir numa ideia que não conseguiu ser posta em prática "efetivamente" em 150 anos e que todas as tentativas só fez causar sangue, totalitarismo e escassez de bens básicos? A História está se repete diante de nós, agora na Venezuela. Que ninguém diga que não foi avisado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.