domingo, 23 de fevereiro de 2014

O whatsapp e a pá de cal definitiva no marxismo

Por André,

A página do Facebook "Foco Liberal" fez uma excelente postagem, usando a existência e venda do "Whatsapp" para o Facebook, para mostrar como o marxismo simplesmente nada explica:

O Facebook anunciou a compra do serviço de mensagens instantâneas Whatsapp por US$ 16 bilhões de dólares (1). Mais impressionante do que os valores envolvidos é saber que a WhasApp Inc. é uma empresa com apenas 5 anos de vida, menos de 100 funcionários (2), oferece um serviço gratuito, desenvolveu seu aplicativo baseado-se num protocolo aberto chamado XMPP e com diversas implementações de código-aberto disponíveis gratuitamente a todos os desenvolvedores (3) e as versões desses aplicativos para os diferentes sistemas operacionais são simples.

Sim, um grupo de desenvolvedores capacitados poderia desenvolver seu próprio Whatsapp. E em pouco tempo.

Desta forma, essa operação é capaz de dar nós nas cabeças dos marxistas.

A teoria do valor-trabalho foi formulada por Adam Smith (um liberal) e desenvolvida por David Ricardo (outro liberal). Segundo essa teoria, o valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que é necessário para produzi-la, incluindo aí todo a cadeia produtiva. Posteriori foi revista por Karl Marx (comunista), que a via como limitante do sistema capitalista, enquanto os liberais a viam como um sistema natural (não existia o termo "capitalismo" na época de Smith).

Ainda segundo a teoria marxista, meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou seja, tudo aquilo que é utilizado pelos humanos no processo de transformação. Os meios de trabalho são as ferramentas utilizadas pelo homem;o s objetos de trabalho são os elementos sobre os quais é aplicado o trabalho humano.

Sendo assim, como dizer que um trabalho de poucos anos feito por um grupo pequeno de trabalhadores vale tanto dinheiro?

Esse trabalho foi executado basicamente por computadores comuns encontrados nas salas das famílias. Eles se confundem como meio de trabalho, instrumento de estudos e lazer. Para os marxistas os computadores deveriam ser expropriados da burguesia e estarem disponíveis ao coletivo?

Com essa aquisição o Facebook passa a correr um grande risco. Um risco bilionário. Diversas operações como essa dão certo. Muitas outras resultam em prejuízos históricos, como a Time Warner + AOL. Seria justo imputar um risco tão grande à sociedade?

Como já dissemos outras vezes (4), não basta apenas trabalho duro para ganhar dinheiro, pois se assim fosse poderíamos cavar buracos e tapá-los em seguida. Temos que gerar valor real à sociedade. Entender seus anseios e oferecer soluções. O mercado valoriza o timing e o marketing. As idéias precisam ser bem executadas, sejam simples ou não. O Whatsapp deu certo porque atendeu esses requisitos. E, até o momento, 450 milhões de pessoas.

(1) http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/facebook-compra-app-de-mensagens-instantaneas-whatsapp
(2) http://www.linkedin.com/company/whatsapp-inc.
(3) http://www.webopedia.com/TERM/X/XMPP.html
(4) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=649193681788994&set=a.346552432053122.74131.322781841096848&type=1&stream_ref=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.