quinta-feira, 29 de maio de 2014

Talk Show com Evandro Sinotti promove debate entre liberais e socialistas

Por André,


Com Paulo Portella e o excelente Joel Pinheiro da Fonseca do lado liberal, a brilhante iniciativa do amigo Evandro Sinotti com seu Talk Show na TV Mix, uma TV aberta do interior de São Paulo.

Faço apenas um adendo, o doutor em administração (suposto, pois segundo um comentário no vídeo o Thiago é turismólogo e nem pode ter um cargo público específico graças a isso) Thiago Carandina pergunta onde há mais Estado, se no Brasil, ou em países como Dinamarca, França, Suécia e quais deles são "mais capitalistas".

Um dado objetivo e recente, dentre outros possíveis, respondem a pergunta dele, o "Paying Taxes 2014: the global picture": no nosso Brasil varonil trabalha-se 2.600 horas para cobrir as cobranças de impostos, enquanto que na Dinamarca trabalha-se 130, na França 132 e na Suécia 122.

Um outro excelente indicador é o de tempo de abertura de empresas, no Brasil leva-se cerca de 120 dias, no Chile 11 minutos. O mesmo dr. Thiago comenta o posicionamento louvável da USP no ranking mundial de universidades e pergunta onde estão as privadas. Ora, as privadas estão em primeiro lugar, com as americanas, e a USP perdeu o posto de melhor universidade da América Latina para a PUC Chile, uma universidade privada.

O mito da Suécia "socialista" já fora refutado diversas vezes, a Suécia, bem como os demais países escandinavos gozam de riqueza adquirida, homogeneidade cultural e 1/10 de suas economias é mais aberto que a economia brasileira inteira.

Outras pérolas envolveram a discussão: que não há mercado negro em Cuba e a saúde supimpa da Ilha Castro. Ou de Igor Fuser a Marcela Moreira, a maior referência acadêmica dos socialistas segue sendo um filme de um polemista como Michael Moore. Passa-se tempo, lugar, mas as mentiras são sempre as mesmas.

Na próxima quinta-feira (05/06), sou um dos convidados da mesa e debato artigos de Olavo de Carvalho em seu mais recente livro (O Mínimo):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.