domingo, 12 de outubro de 2014

As melhoras entre 2003 a 2014 são obra do PT?

Por André,

Pululam pela internet textos - quando não propagandas petistas mesmo - cantarolando aos sete ventos as melhoras ocorridas no Brasil graças à governança petista. Lembro muito bem deste que vos escreve, pelos idos de 2007 e 2008, nos fóruns do finado Orkut, afirmando que muitas das melhoras do Brasil eram, na verdade, melhoras vegetativas, naturais, que ocorreriam sob a tutela de qualquer governo.


Deixo eu uma linha de comparação a ser feita por alguém do PSDB: como ficam as melhoras do Brasil na era PT se levarmos, por exemplo, o IDH em conta?

Entre 2000 e 2013, o crescimento do IDH brasileiro foi de 0,67% ao ano, em média – abaixo da média mundial, de 0,74%. Entre 1990 e 2000, o índice havia sido de 1,1%. Na década anterior, de 1,16%. Desde 2008, o Brasil perdeu quatro posições – não porque teve uma redução no IDH, mas porque outros países cresceram mais rápido: Irã, Azerbaijão, Sri Lanka e Turquia, especificamente. Na América Latina, o país ficou atrás de Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

Ficam assim, o Brasil melhorou, como todo o mundo melhorou, ainda que em menor escala.

Um comentário:

  1. É exatamente isso. As pessoas perderem um senso de relativização na melhoria de indicadores. A melhoria absoluta é consequência de fatores mais amplos, ligados à própria evolução do conhecimento humano. O que precisa ser comparado é a melhoria relativa.
    Mas mesmo o relativismo é vítima da doutrinação realizada por Goebbels no passado. O baixo crescimento do Brasil não é um problema da "crise" mundial rs?

    ResponderExcluir

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.