terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"América: imagine um mundo sem ela" por Dinhesh, D'Souza

Por André,


Dinesh D'Souza é um indiano radicado americano, conservador, trabalhou com o próprio presidente Reagan durante seu mandato, é prolífico escritor e debatedor. Recentemente tem trabalhado com a produção de filmes; da última vez que chequei, sua primeira produção (2016: a América de Obama - link no final do texto) era o segundo documentário político mais visto da História (atrás apenas da peça de Michael Moore 11/9 Fahrenheit).

Sua obra mais recente também versa sobre uma projeção: que tipo de lugar o mundo seria sem os Estados Unidos da América? Dinesh responde a essa pergunta em seu documentário, além de refutar alguns mitos propagados pela historiografia esquerdista, como a ideia que os EUA é responsável por dizimar sua população indígena, o território obtido na guerra contra o México, chamados de "províncias perdidas" deveria ser devolvido, a América só causa dano a sua população negra e pobre e que a riqueza da América é oriunda da exploração da riqueza alheia e não de suas própria criação.

Sou professor das redes públicas e particular de ensino de São Paulo. Sei bem da quantidade de colegas que já exibiram o documentário de Moore com o pretexto de dar aula quando na verdade pretendiam destilar ódio antiamericano, será que em nome da sanidade mental e intelectual meus colegas irão exibir o documentário de Dinesh, que destoa totalmente da narrativa antiamericana bovinamente repetida em nome de ser "crítico" nas aulas de história, filosofia e sociologia? Não acredito nessa possibilidade.

Disponibilizo aqui o documentário (mais legenda separada na mesma pasta), hospedado no novo Megaupload. Aproveitem a obra, poucas vezes é possível conjugar uma peça artística com uma reflexão ponderada e honesta.

Rodrigo Constatino comenta o filme.

Assista também "2016: a América de Obama".

2 comentários:

  1. Ótimo documentário mostrando bem os dois lados da moeda. Bom para nós brasileiros assistirmos e entendermos um pouco mais o momento atual do nosso País. Fiquei surpreso com tantas coincidências políticas. RECOMENDO

    ResponderExcluir
  2. Baixei o vídeo e as legendas mas não consegui assistir o vídeo legendado, como faço?

    ResponderExcluir

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.