sábado, 19 de maio de 2018

Debate sobre o politicamente correto com Jordan Peterson e Stephen Fry

Por André,



Ontem (18/05), ocorreu um debate sobre politicamente correto entre dois defensores da ideia e provavelmente o intelectual vivo mais atuante, Jordan Peterson, e o humorista e ator britânico Stephen Fry.

Minhas impressões e observações, acabo de assistir o debate:

- Pra quem gosta da linguagem dos famosos "frames", o destaque mais importante é que Jordan Peterson conseguiu INVERTER O FRAME do debate. Os debatedores em defesa do politicamente correto ABRIRAM seus discursos atacando Peterson. Ou seja, como apenas em raras vezes, a direita não fez o papel reativo-negativo (criticar, apontar o que está errado), mas sim o papel propositivo/afirmativo, obrigando a esquerda a se pôr a responder (Ronald Reagan dizia que, se em um debate você precisa começar se explicando e justificando, você já perdeu). Peterson colocou a esquerda tresloucada e hegemônica na defensiva. O ensinamento estratégico fica explícito.

- Stephen Fry não é conservador, de direita ou coisa que o valha. Está, talvez, mais alinhado a uma posição liberal clássica. AINDA SIM, foi um interessante combatente para fazer lado com o Peterson, tanto pelas suas sacadas, mais comuns a quem tem uma veia humorística, quanto pela posição geralmente diversa que possui para outros assuntos. Isso quebra a narrativa hegemônica da esquerda sobre "minorias" e ensina a direita purista que a guerra cultural não se ganha com purismo. Aliados de última hora são essenciais para ganhar batalhas.

- A moção original já era vastamente favorável ao lado Peterson/Fry (alguma coisa nesse sentido: "o que você chama de politicamente correto eu chamo de progresso", 64% da plateia já discordava da afirmação ANTES do debate, mas 87% dessa plateia se dizia aberta a mudar de ideia, Peterson e Fry conseguiram engrossar o grupo em 6%, vencendo a contenda).

LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seja polido;

2. Preze pela ortografia e gramática da sua língua-mãe.